A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) acaba de ser atendida pelo prefeito André Nezzi (PSDB) e pelo Departamento de Meio Ambiente com o plantio de plantas nativas (Erva-Mate) em cada praça do município de Caarapó.
Recentemente a vereadora havia encaminhado indicação solicitando que a municipalidade fizesse o plantio dessa espécie, argumentando que a erva-mate é uma espécie de planta que está intrinsicamente ligada à identidade histórica do município.
“Também temos a preocupação que turistas, estudantes e futuras gerações possam conhecer a estrutura e descrição botânica da árvore que é símbolo oficial do significado do nome do município de Caarapó – sobretudo, porque a erva-mate faz parte da cultura e economia do município”, justifica a vereadora.
Em relação ao nome da cidade, segundo os estudiosos, Caarapó é oriunda da língua guarani que significa “raiz de erva mate”, através da junção dos termos ka’a “erva mate” e rapó “raiz” .
A ação da vereadora foi vista com bons olhos pela população, sobretudo dos mais antigos que prezam em manter viva a história e cultura do município.