Indicação busca levar atendimento de saúde aos pacientes que necessitam de cuidados contínuos sem precisar deixar suas residências.
Texto: Assessoria do vereador
O vereador Léo Mecânico (PSD) apresentou indicação durante sessão ordinária da Câmara Municipal solicitando à Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a realização de estudos técnicos e administrativos visando à implantação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no município, com futura habilitação junto ao Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.
A proposta tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde para pacientes que, por orientação médica, necessitam de acompanhamento contínuo, mas podem receber atendimento com segurança no próprio domicílio.
De acordo com o parlamentar, a implantação do SAD representa um importante avanço para a saúde pública municipal, oferecendo atendimento humanizado e mais conforto aos pacientes e familiares, especialmente idosos, pessoas acamadas, pacientes em recuperação pós-cirúrgica, pessoas com doenças crônicas, deficiência física ou em cuidados paliativos.
Além de melhorar a qualidade da assistência prestada, o serviço contribui para reduzir internações prolongadas, diminuir o risco de infecções hospitalares, evitar reinternações e otimizar a utilização dos leitos hospitalares, permitindo que a estrutura de saúde atenda com maior eficiência os casos que realmente necessitam de internação.
Na justificativa da indicação, Léo Mecânico destaca que o Serviço de Atenção Domiciliar já é uma realidade em diversos municípios brasileiros e encontra respaldo na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma política pública consolidada que fortalece a atenção básica e garante maior continuidade no tratamento dos pacientes.
“O atendimento domiciliar proporciona mais dignidade aos pacientes, fortalece o vínculo com a família e garante uma assistência de saúde mais eficiente e humanizada. Nosso objetivo é buscar alternativas que melhorem a qualidade de vida da população e fortaleçam a rede municipal de saúde”, destacou o vereador.
A indicação será encaminhada ao Poder Executivo para análise da viabilidade técnica, financeira e administrativa da implantação do serviço em Caarapó.
O gabinete do vereador Léo Mecânico permanece de portas abertas para receber sugestões, demandas e ouvir a população, reforçando o compromisso com um mandato participativo e voltado às reais necessidades dos caarapoenses.
Para acompanhar o trabalho, as indicações, projetos e demais ações desenvolvidas pelo mandato, siga o Instagram @leomecanicovereador e fique por dentro das iniciativas realizadas em benefício da comunidade.










