A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) usou as redes sociais para lembrar nesta terça-feira 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, bem como as conquistas para as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Marinalva é a autora do Projeto de Lei aprovado em 2022 que dispõe sobre a regulamentação da Lei Federal em Caarapó, para a emissão de carteira de identificação para os autistas. A iniciativa da carteira, segundo argumenta a autora do projeto, visa facilitar a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
“A dificuldade de se perceber à primeira vista que uma pessoa tem autismo pode atrapalhar o acesso a atendimentos prioritários e a serviços que essas pessoas têm direito, como acesso a filas preferenciais em supermercados, estabelecimentos de saúde, agências bancárias, etc. Possuir a Carteira de Identificação de Autista – CIA torna o cotidiano dessas pessoas mais simples e acessível e garante prioridade no atendimento e na utilização dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”, explica a vereadora.
A parlamentar disse que a Secretaria de Ação Social é a pasta responsável pela emissão da carteira e em breve já deve iniciar o cadastro e emissão. “Fomos informados que o Estado vai padronizar a carteira, para isso depende de um sistema único. Acredito que nesse semestre Caarapó iniciará a emissão”, informou a vereadora.