O vereador Manoelito Felix de Oliveira o “Bagaceira” (PSDB) fez a entrega do Título de Cidadão Caarapoense ao produtor de Nova América José Morassuti. A entrega da comenda foi feita durante a noite de homenagens realizada pela Câmara Municipal de Caarapó, na última quinta-feira (23). Na ocasião, 12 personalidades foram agraciadas com o referido título.
O vereador bagaceira, autor da proposição afirmou que está foi uma justa homenagem feita a uma pessoal que sempre se dedicou ao distrito de Nova América e contribuiu e ainda contribui com o desenvolvimento e progresso de Caarapó.
“Portanto, fico feliz em poder indicar esse nome para receber este, que é uma dos mais importantes títulos que nós vereadores temos as prerrogativas de oferecer. O senhor José Morassuti tem meu respeito e minha gratidão por tudo que fez e faz pela nossa comunidade”, disse Bagaceira.
Conheça a biografia do homenageado
Nasceu no dia 2 setembro do ano de 1954, na cidade de Adamantina, no interior de São Paulo. Filho de Otelo Morassuti e Nunciata Demazi Morassuti – os patriarcas tiveram 9 filhos.
No ano 1966, aos 12 anos de idade, José Morassuti veio com a família para o então Estado de Mato Grosso,que na época ainda não era Mato Grosso do Sul e acabou apoitando a região Café Porã, comunidade localizada próxima do distrito de Nova América – município de Caarapó, onde reside até hoje.
Ainda jovem, José seguiu atuante na agricultura ajudando os pais na cultura do café, principal fonte de renda na época em São Paulo. Ao chegar no Café Porã sua família comprou um cafezal onde deu continuidade aos trabalhos que já executava anteriormente.
Logo que teve autonomia, Jose Morassuti deixou o cafezal e se dedicou a plantação de lavoura, onde até nos dias de hoje atua como forte produtor rural na região.
Percebendo iria firmar estacas na região que era próspera e produtiva, José Morassuti não pensava mais em retornar para São Paulo – então logo, o início do ano de 1979 conheceu sua companheira Sirlei Clagnan e no 08 de dezembro daquele ano, oficializaram o casamento.
Desta feliz união conjugal – o casal teve três filhos: Patrícia, Valéria e Elvio (In Memoriam).
A família cresceu, José Morassuti e Sirlei Clagnan se tornaram avós de Maria Eduarda, Enzo Henrique e Maitê – que são a coroa e alegria do lar.
Reconhecido por todos por gerar diversos empregos diretos e indiretos na região – José Morassuti, ainda que de forma anônima, pois não preza pela publicidade de suas ações, dedicou boa parte de sua vida em ajudar a comunidade local.
Sempre foi participativo nos eventos da igreja católica, ações da escola, incentivou e apoiou o esporte local, apoiou e incentivou as ações em dia das crianças bem como sempre esteve disposto a ajudar a quem precisa.
José Morassuti completou 57 anos de residência em um único lugar, Café Porã – e se considera um caarapoense nato.