Um grupo de vereadores se reuniu na manhã desta segunda-feira (10) no gabinete do presidente do Legislativo Gilberto Segóvia (PSDB), com o secretário Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Roberto Nakayama, para discutir a flexibilização e publicação de um novo Decreto de Trânsito.
Conforme explicou o presidente da Câmara Municipal, o Decreto Nº 037, de 2 de junho de 2023, publicado pela Prefeitura Municipal de Caarapó, que se refere às novas normas de Trânsito no município, gerou certa insatisfação aos motoristas, principalmente – quanto à parada, estacionamento e serviço de carga e descarga de bens e mercadorias realizado por veículos de carga no perímetro urbano.
Conforme explicou Roberto Nakayama, o Decreto veio para regulamentar o trânsito, principalmente na área central. O secretário pontua ainda que Caarapó é um município que fomenta a produção agrícola, o que torna comum a circulação de veículos de cargas pesadas.
“A grande questão é, nosso asfalto não foi projetado para tráfego de caminhão, treminhão e bitrem. O que tem ocorrido é que esse fluxo, além da elevação do índice de acidentes, tem deteriorado a nossa malha asfáltica, tampas e PV e acabamentos recém construídos. Portanto, o que se busca é estabelecer um código de postura no trânsito e regulamentar a circulação, não proibir”, disse Beto Nakayama.
Novo Decreto
Beto Nakayama adiantou que, mesmo com o novo decreto, fica proibido a circulação de veículos pesados de qualquer atividade da Rua Mato Grosso até à Rua Nazário de Leon. “Haverá exceções para carga e descarga de mercadorias e/ou em manutenção mecânica, isso, com a devida regulamentação para cada caso”, esclareceu.
Gilberto Segóvia comemorou a reformulação e revisão do decreto e disse que até participou de reuniões com a Associação Comercial e também com os caminhoneiros, na intenção de ouvir o posicionamento das partes quanto ao impacto do decreto.
“Em posse das informações, nós nos reunimos e propusemos ao prefeito André Nezzi e ao órgão responsável a possibilidade de uma flexibilização no decreto afim de que o comércio local não fosse diretamente afetado. O diálogo deu certo e o prefeito garantiu que o novo decreto será publicado por esses dias”, disse Gilberto.