O presidente da Câmara Municipal de Caarapó, vereador Gilberto Segóvia (PSDB) e um grupo de vereadores, receberam na semana passada a técnica da Secretaria Municipal de Educação Anari Felipe Nantes, que representou a secretária Ieda Marra, para detalhar o projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a municipalidade firmar convênio com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
De acordo Gilberto Segóvia, o Município pede a autorização da Câmara Municipal para firmar o convênio com a Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), através da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNAPE, com um investimento no valor de R$ 898.906,13 (oitocentos e noventa e oito mil, novecentos e seis reais e treze centavos), destinado a oferta do curso superior em Pedagogia Intercultural no polo de Amambai/MS, voltado à população Indígena do Município de Caarapó/MS.
“Pelo que foi nos relatado durante a reunião esse curso é um convênio com as prefeituras de Amambai e Caarapó e é um dos únicos no país na proposta dele, em que tem como público-alvo candidatos/as que atuam como professores/as indígenas do povo Kaiowá e Guarani e que estejam vinculados/as à Rede Municipal de Educação dos municípios de Amambai e Caarapó, como docente na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas indígenas”, disse o presidente da Câmara.
Conforme prevê o texto do projeto, serão ofertadas 50 vagas sendo distribuídas: a) 25 vagas para docentes da rede municipal de Amambai; e 25 vagas para docentes da rede municipal de Caarapó. As aulas ocorrerão em regime de alternância, ou seja, a carga horária será desenvolvida em parte na Unidade da UEMS em Amambai (com disciplinas concentradas) e outra parte nas aldeias em que os professores atuam profissionalmente (tempo comunidade).
Depois da explanação feita pela técnica da Secretaria de Educação – a Comissão Permanente da Câmara já iniciou a análise do projeto para sua votação. A Comissão é formada pelo vereador Luiz Baena (presidente), Pontinha (vice) e Marinalva de Souza (membro).
Além do presidente Gilberto Segóvia, participaram da reunião os vereadores, Toninho Lima (PDT), Marinalva (PSDB) e Cido Santos (PSDB).