O vereador Manoelito Felix de Oliveira o “Bagaceira” (PSDB) prestigiou a solenidade de lançamento do livro o Rapto – de autoria do professor e jornalista Vaner Matos, que aconteceu na última sexta-feira (06) na Câmara Municipal de Caarapó.
No ato, Bagaceira representou o presidente do Legislativo Gilberto Segóvia que não pôde comparecer devido a compromissos pré-agendados. Em seu discurso, o parlamentar parabenizou o escritor pela obra, e ressaltou o seu curriculum e potencial que possui com profissional.
“Quero aqui, registrar a ausência do presidente Gilberto, dizer que ele gostaria de estar presente, mas infelizmente não pôde. Desejar parabéns ao nosso jornalista, professor, evangelista e agora, escritor. É um honra estar aqui nesse momento marcante pra você e ver esse plenário lotado para prestigiar o lançamento do seu livro. Você merece. Parabéns!”, disse o vereador.
Além do vereador Bagaceira, participaram da solenidade, o vereador Negão (PSD), vereador Baena (PSDB) vereador Pipoca(PSDB), vereador Toninho Lima (PSD) e os críticos literários que participaram da composição da mesa: secretária de Educação Ieda Marram, delegado de Polícia Civil Leandro Santiago, psicólogo Everton Ramos e o ex interno do Revivi, Ricardo dos Santos.
Lançamento:
O lançamento do livro foi prestigiado por aproximadamente 120 pessoas que lotaram o plenário, autoridade políticas, profissionais das áreas de segurança pública, psicologia, social, sociedade organizada e imprensa. Com uma estrutura ousada, o cerimonial foi diferente de tudo o que já se viu até agora no padrão de lançamento de obras literárias.
Depois da apresentação prelimitar da obra, o autor Vaner Matos convidou o delegado de Polícia Civil Leandro Santiago que fez a abordagem da obra do ponto do vista policial, logo em seguida, o psicólogo Everton Ramos, que fez os apontamentos do ponto de vista da psicologia, e por fim, o ex-adicto Ricardo Santos que teve sua participação, representando no ato os personagens do livro que foram raptados para o centro de recuperação.
O relato de quem participou da solenidade é que foi um momento emocionante, tanto pelo histórico de vida do autor, como de sua obra – que, segundo ele, demorou quatro anos para ser escrita e publicada. A sinopse apresentada por todos os participantes da banca crítica gerou expectativa e curiosidade para se ler a obra.
Confira as fotos de como foi a noite: