A vereadora propõe ampliar a prevenção contra violência sexual de crianças e adolescentes
A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB) encaminhou indicação ao deputado Zé Teixeira (PSDB) e à Secretaria de Estado de Educação, solicitando que viabilizem estudos no sentido de promover capacitação dos professores da rede estadual de ensino, para prevenção contra violência sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com a vereadora proponente, o conteúdo teórico apresentado iria na linha de prevenção e enfrentamento do problema, primeiro, definindo o que é o crime e, a partir daí, passando orientações de como identificar os sinais da violência e dar o devido encaminhamentos às autoridades públicas.
“A violência por abuso sexual é mais difícil de ser identificada por não apresentar, na maioria dos casos, marcas físicas. Capacitar professores a ser mais sensíveis aos sintomas que uma criança sexualmente abusada apresenta, talvez garanta o diagnóstico precoce destes casos. Estamos solicitando tal pedido, tendo em vista a importância de capacitar nossos professores sobre o tema violência sexual de crianças e adolescentes”, disse a vereadora.